Pilõezinhos realiza “Dia D” de campanha contra dengue, zika e chikungunya nesta sexta (17)

O coordenador de combate as Endemias do município de Pilõezinhos, José Roberto de Souza Santos, afirmou que a população não deve descuidar deste mosquito.

O Governo Municipal de Pilõezinhos realiza nesta sexta-feira (17), às 8 horas, o ‘Dia D’ da Campanha de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya – Uma Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti.

O coordenador de combate as Endemias do município de Pilõezinhos, José Roberto de Souza Santos, afirmou que a população não deve descuidar deste mosquito.

“É preciso lembrar que a Dengue tem feito vítimas em vários Estados do Brasil, por isso a importância desta campanha. A comunidade deve estar atenta porque 80% dos reservatórios com proliferação estão nas casas das pessoas”.

DIA D

Como ação estratégica para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre os cuidados para se evitar acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para formação de criadouros do mosquito, os participantes do Dia D vão percorrer as principais ruas da nossa cidade. O combate ao mosquito Aedes Aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

AÇÕES DE COMBATE

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika é lançada anualmente com diversas ações de conscientização programadas como: visitas Domiciliares através dos Agentes de Endemias, divulgações em escolas e meios de comunicações, como Rádios, redes sociais, etc.

Tocador de áudio

Assessoria de Comunicação

Compartilhar no Google Plus

Rota de Noticia

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário