Adutora de Alagoinha será inaugurada nesta segunda (13): Veja o passo a passo da obra

Enfim o povo de Alagoinha assistirá a inauguração da adutora nesta segunda-feira (13). A solenidade colocará um ponto final no período de espera que durou décadas. A entrega ocorrerá em frente ao prédio do SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Escoto), ás margens da rodovia PB-075.

O sistema de abastecimento irá captar água da barragem de Cuitegi e será transportada pela adutora para a estação de tratamento em Alagoinha. O recurso para elaborar a obra foi assegurado através de um convênio entre o município e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

PASSO A PASSO

O Blog do Galdino registrou todo o processo, desde novembro de 2018. Naquela ocasião, o município recebia uma emenda parlamentar do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP). Líder do Progressista na Paraíba, o parlamentar assegurou uma emenda no valor de R$ 1 milhão para a implantação da adutora em Alagoinha.

No início de janeiro de 2019, a prefeita Maria de Zé Roberto (PSDB) assinava o último documento que assegurava a implantação do sistema adutor de Alagoinha. Em março daquele ano, a Prefeitura Municipal de Alagoinha havia publicado no Diário Oficial o processo licitatório de tomada de preço, prevendo a contratação da empresa responsável pela obra.

No dia 29 de maio de 2019, Maria assinava a ordem de serviço para a construção da adutora. O evento contou com as presenças do responsável pela empresa vencedora da obra, além do ex-prefeito Jeová José e Alírio Pontes. A assinatura ocorreu em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Alagoinha.

Em 03 de dezembro de 2019, Maria de Zé Roberto e sua comitiva visitaram a barragem e iniciava, naquela ocasião, os primeiros passos da obra. Neste dia, a cidade de Alagoinha celebrava seus 66 anos de emancipação política. Dois dias depois, em 05 de dezembro, a FUNASA anunciava a liberação da 1ª parcela no valor de R$ 200 mil.

Com dinheiro em caixa, a empresa responsável pela obra enviou para Alagoinha alguns caminhões com a tubulação. Isso aconteceu em janeiro de 2020. Os canos foram utilizados no trajeto definido para captar a água da barragem de Cuitegi. Naquela ocasião, o líder político Alírio Pontes acompanhava a chegada dos veículos com os canos da adutora.

No dia 21 de janeiro de 2020, a Prefeitura Municipal de Alagoinha iniciou a implantação da adutora. O início das escavações ocorreram no Sítio Ribeiro sentido à barragem de Cuitegi. Vereadores, secretários e correligionários acompanharam o processo de perto e vibraram com Maria o início do sonho.

Entre outubro e dezembro de 2021, o prefeito em exercício Alírio Filho, comprou a bomba d’água responsável pelo abastecimento e montou todo o sistema de abastecimento. Nesta sexta-feira (11) Alírio, juntamente com funcionários do SAAE e correligionários, fizeram os últimos testes e a água de Cutegi chegou na estação de tratamento de Alagoinha.

Blog do Galdino 

Compartilhar no Google Plus

Rota de Noticia

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário