Lagoa de Dentro recebe primeira estação de TV digital do programa “Digitaliza Brasil” na Paraíba

Primeira estação de TV digital do país é inaugurada no RN — Foto: Reprodução/Luciano Soares

Ter acesso a mais canais e a uma imagem de televisão com mais qualidade, sem interferências e ruídos será a realidade de moradores do município de Lagoa de Dentro, no agreste paraibano. Nesta sexta-feira (22) foram iniciadas as obras da primeira estação de televisão digital pelo programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações, no estado da Paraíba.

A obra faz parte da última fase da transição da TV analógica para a TV Digital.

A estrutura que será instalada no Bairro Cristo Rei, próximo à academia da Saúde, irá transmitir cerca de 8 canais digitais para a cidade e toda a região em um raio de 18 km.

“Vamos levar a TV digital para o resto do Brasil e nenhum município vai mais assistir a TV analógica até dezembro do ano que vem. Quem é do Cadastro Único que recebe algum programa social do governo também vai receber o kit digital completo. Então, ele vai pegar a sua TV analógica, vai receber o kit e vai transformar em TV digital”, disse o ministro das Comunicações Fábio Faria.

Até 2023, mais de 1,6 mil municípios do Brasil devem receber estações retransmissoras de TVs, que atenderão com sinal digital, em alta definição e de forma gratuita, mais de 20 milhões de pessoas, segundo o governo.

As TVs de tubo e tela plana que não possuem conversor integrado também podem receber o sinal digital com a ajuda de uma antena UHF e de um conversor externo. O resultado são novos recursos, como autodescrição e melhor qualidade de som e imagem.

Sinal digital para o interior do país

O Digitaliza Brasil foi criado para viabilizar a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão no Brasil. O programa vai levar, até 2022, o sinal digital a 1.638 municípios brasileiros que até hoje só transmitem em sinal analógico. Esse processo irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros.

As primeiras cidades convocadas para participar do programa estão localizadas na região Nordeste. Foram lançados quatro editais que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe que contam apenas com a transmissão analógica do sinal de televisão.

“Todos os municípios que aderirem vão receber, gratuitamente, a torre de TV, a estação de TV e a capacidade de até oito canais com melhor imagem e melhor som. Hoje, as pessoas que moram nas cidades mais longe da capital são obrigadas a assistir programação do Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, e não assiste a programação local, além disso, um canal analógico”, disse o ministro Fábio Faria.

Recentemente, foi aberto edital para 470 cidades de Minas Gerais, marcando a chegada do Digitaliza Brasil à região Sudeste. Os municípios poderão solicitar adesão ao programa entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro.

Jean Ganso com Assessoria

Compartilhar no Google Plus

Rota de Noticia

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário