Lagoa de Dentro é 1º lugar em rancking de municípios que melhor cuidam da saúde na Paraíba

No ranking dos indicadores de desempenho do programa Previne Brasil, o município de Lagoa de Dentro, ocupa a primeira posição do vale do Mamanguape, a melhor Atenção Primária à Saúde (APS) da região que compreende 12 cidades. Em nível estadual, Lagoa de Dentro ocupa o 1° lugar.

O resultado é fruto da boa administração feita pelo prefeito Zezinho da Rapadura quem vem dado total atenção a saúde do município.

A porcentagem do desempenho reflete a qualidade da APS nas cidades analisadas. Em uma escala de 0 a 100%, Lagoa de Dentro ficou com 72,10%, o melhor resultado da região.

Confira os indicadores levados em conta na avaliação da APS:

Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Sobre o Previne Brasil

O programa tem como finalidade reestruturar a forma de enviar recursos para os municípios. Dessa forma, existe um investimento maior nos cuidados básicos de Saúde. O Previne Brasil busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos Postos de Saúde, e dessa maneira, ampliar os vínculos entre pacientes e as equipes de saúde.

Confira a lista dos municípios da região:

1° LAGOA DE DENTRO – PB 72.10%
2° JACARAÚ – PB 69.80%
3° ITAPOROROCA – PB 66.70%
4° MAMANGUAPE – PB 60.30%
5° MATARACA – PB 60.00%
6° RIO TINTO – PB 58.40%
7° CURRAL DE CIMA – PB 57.00%
8° PEDRO RÉGIS – PB 54.60%
9° BAÍA DA TRAIÇÃO – PB 42.50%
10° CUITÉ DE MAMANGUAPE – PB 40.50%
11° MARCAÇÃO – PB 37.50%
12° CAPIM – PB 29.90%


Jean Ganso com Assessoria

Compartilhar no Google Plus

Rota de Noticia

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário