http://www.betsporting.com.br/

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O deputado Gervásio Maia (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, já deflagrou entendimentos com lideranças municipais com vistas a arregimentar adesões à sua campanha a deputado federal no próximo ano. Gervásio, além de deter bases em cidades do interior, a partir da micorregião 98 em Catolé do Rocha, tem trânsito também em João Pessoa. Ele está confiante com as perspectivas de adesão ao seu projeto.

Maia chegou a cogitar da luta para ser indicado candidato a governador nas hostes do governador Ricardo Coutinho, com quem se aliou, mas acatou ponderações e resolveu mudar a rota – tendo admitido, em último caso, postular a reeleição à Casa de Epitácio Pessoa. Diante da insistência de correligionários, partiu para encarar a corrida federal. Seus correligionários acreditam que Gervásio estará bem cacifado, pois, além de neto do ex-governador João Agripino e filho do falecido deputado Gervásio Bonavides Maia, que exerceu a direção do colegiado legislativo, ele se insere entre os chamados políticos de ficha limpa, um requisito que, conforme especialistas, será monitorado atentamente por eleitores.

Em declarações a jornalistas, Gervásio tem dito estar consciente das dificuldades que uma disputa a federal demanda, mas confia em que haja o mínimo de igualdade entre concorrentes, como fruto de exigências incorporadas à Lei Eleitoral. Da parte do governador Ricardo Coutinho não faltará apoio indispensável às pretensões de Maia. Ricardo teve Gervásio pai como seu secretário de Finanças numa das gestões em João Pessoa. Gervásio Filho estava filiado aos quadros do PMDB mas sentia-se desconfortável devido a problemas internos e reclamações quanto a um melhor tratamento por parte da cúpula presidida pelo senador José Maranhão.

Como presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio imprimiu nova dinâmica ao Poder, começando pela ampliação da estrutura física do prédio, que passou a ser distribuída com o ambiente onde funcionava o Parahyba Palace. Com a medida, Gervásio sepultou a ideia de transferir a sede do Legislativo para um prédio na avenida Epitácio Pessoa. Houve críticas à suposta transferência, por parte do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, justificando que a permanência da Assembleia na Praça dos Três Poderes contribuiria para a valorização do Centro Histórico, que tem sido bafejado com investimentos dos governos estadual e municipal.

No que diz respeito a decisões envolvendo o funcionamento da Assembleia, Gervásio tem sido elogiado pelos seus pares, inclusive, deputados oposicionistas, pela forma equilibrada com que conduz a Assembleia. “Ele sabe distinguir a posição de comando na Assembleia com a condição de aliado do governo Ricardo Coutinho, de tal sorte que preceitos constitucionais vigentes sejam respeitados” – comenta, “em off”, um parlamentar ligado a Maia. Um outro marco da sua gestão é a reativação do Parlatório, espécie de tribuna livre, em que qualquer cidadão pode se manifestar e apresentar reivindicações pertinentes. “O Parlatório aproxima mais o cidadão do Legislativo”, emenda o presidente.


Jean Ganso com Nonato Guedes
3
0 Comentários

Postar um comentário