http://www.betsporting.com.br/


ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

INCENTIVOS E ESCLARECIMENTOS PARA PEQUENOS AGRICULTORES IMPULSIONAREM SUAS VENDAS

Agricultores do município de Alagoinha se reuniram hoje (17 de janeiro) com o gerente geral do Banco do Nordeste Renato Borba de Melo, o gerente de negócio do PRONAF Ronaldo dos Santos, prefeito Jeová José e coordenador de Agricultura, José Ronaldo, para discutirem ações que promovam o desenvolvimento da região e a venda direcionada de seus produtos para suprir as necessidades das escolas e creches do município.

Em promessa de campanha o prefeito prometeu aumentar de 30% para 40% a compra dos produtos agrícolas produzidos na região. O encontro com os gerentes do Banco do Nordeste foi para tratar, também, de assuntos do endividamento dos agricultores. Nesse processo, esteve presentes o representante da EMATER, Néia; a Secretária de Desenvolvimento Rural, Damiana; CPT, Ironaldo José dos Santos Silva; representante do Crediamigo, Erick Silva de Andrade; os vereadores Marcondes de Durval e Chico Francisco; prefeito Jeová José  e o coordenador de agricultura José Ronaldo.

O cadastramento para os agricultores já estão abertas, para a garantia do recebimento de seus produtos após suas vendas. Outra preocupação do prefeito Jeová José é quanto aos cortes de terras e abastecimento de águas da zona rural do município.  Ele esclareceu que as licitações já estão sendo providenciadas. Sua grande preocupação no momento é abastecer as necessidades das famílias e para isso contará com o apoio de carros pipas que farão o abastecimento para suprir as necessidades da população rural.

O secretário de educação, Joel Cavalcante disse que o Programa Nacional de Alimentação deve ser respeitado e manter o foco nas prioridades humanas, como uma possível solução para dirimir as necessidades do povo mais carente, o que é uma das prioridades do governo municipal.

O representante da EMATER, Néia, deixou claro que só é possível para os agricultores venderem seus produtos se tiverem a permissão do DAP que é expedido pela EMATER. É importante que os agricultores estejam a par dos prazos.

A DAP é Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), é o documento de identificação da agricultura familiar e podem ser obtidas tanto pelo agricultor ou agricultora familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias (pessoa jurídica).

A DAP é GRATUITA e seu cadastro é realizado nas entidades emissoras de DAP, que são entidades e órgãos públicos, autorizados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para emitir DAP. Para obter a Declaração, é necessário ir até a sede de uma entidade emissora de DAP, em funcionamento no seu município ou nas proximidades, no caso de  Alagoinha o órgão é a EMATER. E ter os seguintes documentos:

– Carteira de identidade (RG); CPF; e Documentos do/a cônjuge: RG e CPF (apenas para as pessoas casadas ou sob regime de união estável).

O gerente geral do Banco do Nordeste esclareceu disse que o papel do BN é desenvolver a região nordeste e colocou-se á disposição de todos os agricultores para maiores esclarecimentos.

AGROAMIGO – É o programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, para atendimento aos agricultores familiares na própria comunidade rural. E seu objetivo é aumentar a renda familiar; melhorar a qualidade de vida da população rural; criar empregos e ocupações no meio rural; apoiar as atividades agropecuárias e não agropecuárias no meio rural e promover a educação financeira e ambiental. Com o apoio da prefeitura municipal e da coordenação de agricultura.

VANTAGENS – Aumentar a renda familiar; Melhorar a qualidade de vida da população rural; Criar empregos e ocupações no meio rural; Apoiar as atividades agropecuárias e não agropecuárias no meio rural; Promover a educação financeira e ambiental; Crédito orientado e acompanhado; Agente de Microcrédito na comunidade; Documentos necessários são mínimos; Juros baixos e prazo de pagamento em função da atividade; Renovação do Crédito Contracorrente e cartão de débito. Estes são incentivos do BN e da coordenação de agricultura do município.

Assessoria João Adriano Silva
3
0 Comentários

Postar um comentário