http://www.betsporting.com.br/


ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Enem 2016 será em novembro (Foto: Fabio Tito)A Paraíba apresentou em 2016 um aumento de 15,18% no número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação a 2015. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), foram 235.088 inscritos este ano contra 204.098 no ano passado. O aumento no número de inscritos é maior do que a média nacional, que registrou aumento de 9,42% este ano, com 9,2 milhões de inscritos.

Confira o relatório completo do Inep.

Segundo os dados do Inep, entre os estados do Nordeste, a Paraíba está na quinta posição, no meio dos estados com mais e menos inscritos. A Bahia foi o estado nordestino que mais registrou inscrições, com 703.740 pessoas. Já o que teve menos inscrições foi Sergipe, com 122.556.

Uma das funções do exame é fornecer a certificação do ensino médio. Quem tem no mínimo 18 anos, ainda não concluiu o ensino médio e tiver pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação, recebe a certificação. Neste ano, 16.176 candidatos vão fazer as provas com este objetivo na Paraíba, um número 18,07% maior do que o número de inscritos para a certificação em 2015, que foi de 13.700.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

O prazo para as inscrições terminou na sexta-feira (20), mas as inscrições dos candidatos que não estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, de R$ 68, só serão efetivadas após o pagamento, que pode ser feito até a quarta-feira (25), em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio da Guia de Recolhimento da União, que pode ser gerada na página do Enem na internet. Segundo o Inep, os inscritos devem ficar atento ao prazo, uma vez as operações bancárias processadas pela internet após as 21h59 são consideradas fora do prazo e as inscrições não serão homologadas nestes casos.

Ainda de acordo com o Inep, a partir do dia 1º de junho será disponibilizado o aplicativo Enem 2016 para smarphones e tablets. Por meio do aplicativo os participantes vão ter acesso às informações necessárias ao longo de todas as etapas do exame, além da possibilidade de acompanhar o andamento da inscrição.

As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões dos locais de prova vão ser abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília) e as provas vão ter início às 13h30. O tempo extra de meia hora é dedicado aos procedimentos de segurança, bem como para permitir aos participantes presentes entrarem em sala e guardarem os pertences.

Jean Ganso/ G1
3
0 Comentários

Postar um comentário