http://www.betsporting.com.br/

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video


page
Com o tema “Autismo sob perspectiva de inclusão na escola” a Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarabira promoveu, na manhã dessa sexta-feira (1/4) uma palestra em comemoração alusiva ao Dia do Autismo, celebrado oficialmente neste 2 de abril. A ação foi organizada pela Coordenação da Educação Inclusiva da SME, através da coordenadora Maria Verônica e a sua equipe, e teve como objetivo, segundo ela, contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas dos professores, cuidadores, coordenadores e gestores na rede pública municipal de Guarabira.

A palestra foi ministrada pela fonoaudióloga da SME Débora Pontes Cavalcante, que abordou o tema, detalhando o esquema de abordagem, como dá suporte escolar e como avaliar o aluno autista, dentre outros tópicos.

Em seguida, duas professoras/cuidadoras deram depoimentos de suas experiências vivenciadas no dia a dia com o aluno autista.

Fabiana Adelino Pereira que trabalha no Centro Educacional Edivardo Toscano há três anos disse que teve a oportunidade de trabalhar com crianças autistas. Que para ela foi muito gratificante o seu trabalho e aprendeu que todos têm capacidade, e que por isso é a favor da inclusão destas crianças no ensino regular. “O que está faltando são profissionais mais preparados e com força de vontade. É preciso respeitar o espaço e o tempo de cada um, todos temos limitações. Assim, é preciso que os profissionais da área recebam as crianças com carinho e acredite que tudo é possível”, destacou.

Já Rosemary Firmino da Creche Municipal Augusto Varela disse que sempre trabalhou em creches, mas que lhe deram um desafio e ela aceitou que foi cuidar de um aluno autista, ainda segundo Rosemary, esse aluno se apresentava engatinhado, o que para ela foi considerado um caso bem difícil e bem comprometido, mas que começou a pedir orientações a equipe da Coordenação Inclusiva (psicóloga, pedagogo, psicopedagogo, assistente social e fonoaudióloga). E que hoje se sente realizada com o seu trabalho, além de estar se dedicando a área da inclusão uma vez na semana, fazendo um curso na FUNAD (Fundação de Apoio ao Deficiente) para lhe dá um suporte de qualidade na aprendizagem dos seus alunos. “Adoro este ofício, pois recebo muito carinho destas crianças precisamos ter segurança e amar muito elas para podermos realizar um ótimo trabalho”, ressaltou.

No final da palestra que ocorreu no auditório da agência do INSS em Guarabira – foi realizado a entrega de certificados da Formação Continuada Buscando Competência Para Incluir, para professores, cuidadores e coordenadores, com a parceria das Secretarias de Educação e de Saúde do município de Guarabira.

Também prestigiaram o evento, as coordenadoras da SME, Edvanda Souto (representando a secretária Gracina Pontes), Ana Brito, Helenilda Helena, Alcidema Santos, e Amália Ribeiro.

A coordenação da Educação Inclusiva é formada pela seguinte equipe: Maria Verônica (coordenadora – pedagoga/psicopedagoga), Cláudia Claudino de Pontes e Hermânia Moreira (psicólogas), Débora Pontes Cavalcante (fonoaudióloga) e Mônica Cavalcante (assistente social).

3
0 Comentários