http://www.betsporting.com.br/

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

Foto: Divulgação / Detran-PBO Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – Detran-PB vai reforçar as atividades da Operação Lei Seca durante o período de Carnaval, especialmente nos locais de grande movimentação popular, a exemplo do Litoral Paraibano. O coordenador estadual da Operação, Ricácio Cruz, ressalta que as ações já vêm sendo intensificadas desde o início das prévias carnavalescas e que as equipes terão atuação ainda maior durante o feriadão. Além do Batalhão de Trânsito, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também estão integrados nas operações.

Segundo o Detran, a principal causa de acidentes no período de carnaval é a combinação entre álcool e direção. De acordo com dados da Operação Lei Seca na Paraíba, foram registrados cerca de 100 casos em que os motoristas encontravam-se dirigindo sob efeito de álcool durante o feriado de carnaval em 2015. Vale lembrar que, além de colocar vidas em risco, o condutor que apresenta índice igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar é punido com multa de R$ 1.915,40, perde sete pontos na carteira, tem a CNH recolhida e o direito de dirigir suspenso por até 12 meses. O veículo permanece retido até que um condutor capacitado apareça para retirá-lo.

Em casos de testes com resultado superior a 0,34mg/l, a situação vira crime de trânsito. A punição nestes casos é detenção de seis meses a três anos, pagamento de multa, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir por até um ano.

Bebidas sem álcool – A ingestão em excesso das bebidas ditas “zero álcool” pode prejudicar os motoristas que a buscam como alternativa para folia. Ricácio Cruz salientou que o consumo excessivo aumenta a possibilidade de detecção pelo teste com etilômetro (bafômetro), haja vista que algumas bebidas desse tipo podem possuir em sua composição elementos etílicos que superem as casas decimais permitidas nas tabelas do Denatran (0.04 decigramas por litro de sangue). “É importante lembrar também que outro fator relevante é a velocidade de metabolismo de cada indivíduo, ou seja, a absorção desses elementos e o tempo em que vão permanecer no organismo podem variar de pessoa para pessoa”, completou.

Alerta – O Detran-PB fez um alerta aos usuários sobre a importância dos cuidados no trânsito durante o período carnavalesco, recomendando ações simples como revisar o veículo antes de viajar, não usar o celular enquanto dirige ou não ingerir bebida alcoólica quando estiver ao volante. Esses são considerados pontos cruciais que podem determinar o fim da festa para os condutores e passageiros.

Aos motoristas que pretendem viajar o Detran lembra que é essencial verificar as condições do veículo. A checagem de itens como estepe, itens de manutenção e segurança (triângulo, macaco e chave), níveis dos fluidos e seus respectivos filtros, sistema elétrico (piscas, lanternas e faróis), além do alinhamento e balanceamento, podem garantir uma viagem mais tranquila e segura.

Jean Ganso/PBVale
3
0 Comentários