http://www.betsporting.com.br/

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video


page

A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante toda a manhã desta quarta-feira (16/12) mais uma mobilização de conscientização e orientação contra o mosquito Aedes Aegypti – causador da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. Com o tema ‘Quantas pessoas precisam morrer para que você limpe o seu quintal’, a ação teve o ponto estratégico, com barraca de atendimento ao público instalada no calçadão da Avenida D. Pedro II, próximo ao girador central. Agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias se dispersaram pelo comércio local, panfletando e alertando as pessoas sobre os cuidados os quais se devem ter contra a proliferação do mosquito, agente do vírus zika, o principal suspeito, causador de um surto de microcefalia em bebês ainda em fase de gestação, que ora ocorre no Brasil.

A coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Fernanda Macedo esteve participando do movimento, ao lado dos coordenadores Diego Clênio (Vigilância em Endemias) e Elicássia (Vigilância Epidemiológica). De acordo com Fernanda, a referida ação é parte de uma força tarefa que teve início na última segunda-feira, quando a SMS se reuniu com os seus profissionais de saúde para apresentar o Protocolo Para Investigação e Acompanhamento dos Casos de Microcefalia no Estado da Paraíba, e declarar ‘guerra’ contra o mosquito da dengue.

Ainda, conforme a coordenadora de Atenção Básica, ações semelhantes, agora irão acontecer nas unidades de saúde das zonas urbana e rural do município, realizadas através da enfermeira local e agentes de saúde e de endemias, efetivando palestras nas unidades e intensificando em suas micro-áreas de ação, os serviços de orientação e prevenção contra o aedes aegypti, e de informações sobre o zika relacionado com a microcefalia.

3
0 Comentários