http://www.betsporting.com.br/

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

A rainha Elizabeth II se torna nesta quarta-feira (9) o monarca a ocupar o trono britânico por mais tempo. Precisamente a partir das 13h30, pelo horário de Brasília, ela supera o reinado de sua tataravó, a rainha Vitória, que permaneceu no trono por 63 anos e 216 dias, entre os anos de 1837 e 1901.

Coroada no dia 2 de junho de 1953, a soberana de 89 anos ocupa o trono do Reino Unido e outros 15 reinos, entre eles Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Jamaica, e no passado também foi a monarca da África do Sul, Sri Lanka, Paquistão e Nigéria.

De acordo com a agência France Presse, o marco desta quarta não contará com uma celebração pública. O único compromisso público da rainha será a inauguração de uma nova linha férrea na Escócia, uma discrição dentro do padrão de austeridade de seu reinado.

Na semana passada, a casa da moeda do Reino Unido lançou uma edição especial de moedas para comemorar o feito de Elizabeth II. A peça de prata, com um valor de 20 libras (cerca de R$ 112), mostra os cinco retratos de Elizabeth II que apareceram em moedas e notas britânicas desde sua coroação.

O reinado de Elizabeth II “será recordado como um feito impressionante, permanecer de maneira segura no trono ao longo de um período de tremendas mudanças sociais e econômicas”, diz à AFP Andrew Gimson, autor do livro “Gimson’s Kings and Queens: Brief Lives of the Monarchs since 1066” (“Reis e Rainhas de Gimson: Breves Vidas dos Monarcas desde 1066”).

Apesar de ser a monarca de mais idade no mundo depois da morte do rei saudita Abdullah, aos 90 anos em janeiro, ela não é a pessoa que está há mais tempo na função. Esta honra corresponde a Bhumibol Adulyadej, de 87 anos, rei da Tailândia desde 1946.


G1
3
0 Comentários