http://www.betsporting.com.br/

ECONOMIA

CUITEGI

FOTOS

EMPREGOS

Video

O secretário de Educação do município de Guarabira, professor Raimundo Macedo, em entrevista exclusiva para Fato a Fato, destaca o trabalho desenvolvido entre a Prefeitura Municipal e o Institut Alpargatas, além dos resultados obtidos com essa parceria, sobretudo na recuperação de escolas da cidade e da zona rural.
 
Na conversa com a editoria do site, Macedo também enaltece a visão empreendedora de Berivaldo Araújo, diretor executivo da Alpargatas, e os programas esportivos e culturais oferecidos ao alunado da rede municipal de ensino, fruto do convênio com a atual administração.
 
Leia entrevista completa:
 
FATO A FATO - Como funciona a parceria PMG/ALPARGATAS em função da recuperação das escolas da rede municipal de ensino?
RAIMUNDO MACEDO - A parceria PME/Alpargatas, no que se refere à recuperação das escolas, funciona a partir da realização de pinturas, (paredes, grades portas...) e revisão das estruturas elétricas e hidráulicas.  Essas ações são realizadas através da contratação de uma empresa e do trabalho voluntariado dos funcionários das fábricas da Alpargatas, sob a coordenação de um engenheiro e o acompanhamento da Secretaria de Educação. 
 
FATO A FATO - Qual a importância dessa parceria?
RAIMUNDO MACEDO - Quando tratamos do trabalho em parceria, não podemos deixar de registrar o poder valorativo, que o mesmo representa, dentro de uma instituição. Com a PMG e o Instituto Alpargatas, não é diferente, principalmente por se tratar de uma parceria firmada entre duas instituições de natureza proativa e, verdadeiramente, comprometidas com a resolução dos problemas de cunho socioeducativos. Como os problemas na educação são vários, então o IA soma como parceira nessa vontade de fazer a educação do município com mais qualidade.
 
FATO A FATO - Quais os serviços executados nas escolas em função desta parceria? 
RAIMUNDO MACEDO - A atuação do Instituto Alpargatas no município de Guarabira se efetiva a partir dos seguintes serviços e programas:
Escola Ideal - (Recuperação das escolas, sendo duas por ano);
Educando Pelo Esporte – Atua em 20 escolas com a formação de professores, disponibilização de kit´s esportivos e pedagógicos, contendo: Bolas de voleibol (180),handebol (25), basquete (50), futebol de salão (180) e futebol de campo (90). Acrescidos de outros materiais (cordas, redes, cones, petecas, pião, dominó, damas, xadrez, etc.), com foco na realização do Prêmio Topper de Educação nota 10, que contempla anualmente, o      quantitativo de 20 gestores, 07 professores de educação Física e 200 alunos.
Educando pela cultura – Atua em 05 escolas com a formação de professores para Pedagogia de Projetos e temáticas voltadas para as culturas afrobrasileiras, indiodescendência e Brincadeiras populares brasileiras.
 
FATO A FATO - Quantas e quais os educandários beneficiados com o convênio PMG/ALPARGATAS?
RAIMUNDO MACEDO - No município de Guarabira o Instituto Alpargatas realiza ações e serviços em vinte e uma unidades escolares:
 
Projeto: “Educando Pelo Esporte”:
 
C E Ascendino Toscano – Nordeste
C E Dom Hélder Câmara- Bairro Novo
C E Edivardo Toscano – Rosário
C E Osmar de Aquino- Bairro Novo
C E Raul de Freitas Mouzinho-Primavera
E M Amália Teixeira de Carvalho-Cachoeira dos Guedes
E M Juberlita Pereira da Costa- Contendas
E M Alcides Manoel da Silva- Maciel
E M Amália Freire de Pontes- Assis chateaubriand
E M Antônio Galdino Guedes-Alto da Boa vista
E M Maria de Lourdes Amorim- Mutirão
E M Maria Eulália Cantalice-Juá
E M Nazilda Cunha Moura-Esplanada
E M Sebastião Bezerra Bastos-Pirpiri
E M Sérgio Luiz- Cordeiro
E M Edson Montenegro-Bairro das nações
E m Paulo Brandão- Santa Terezinha
E M Raymundo Asfora-Clovis Bezerra
E M Antônio Ferreira-Escrivão
E M Anália Pereira-Passagem
 
Projeto: “Educando pela Cultura”
 
E M São Rafael – Juá
E M Amália Freire-Assis Chateaubriand
E M Dom Hélder Câmara-Bairro Novo
E M Sebastião Bezerra Bastos-Pirpiri
E M Paulo Brandão-Santa Terezinha
 
FATO A FATO - Quanto custa a reforma de uma escola, qual o valor empregado pela Alpargata com contrapartida da PMG?
RAIMUNDO MACEDO - O valor orçamentário da reforma de uma escola pode alcançar até 10.000,00 (dez mil reais), sendo definida a quantia gasta a partir das condições do espaço físico de cada unidade escolar e suas necessidades.
 
IMPORTANTE 
 
Diretoria da Alpargatas envolvida diretamente:
 
Berivaldo Araújo, Diretor Executivo – recentemente recebeu do poder Legislativo o título de cidadão guarabirense em solenidade na Câmara dos Vereadores;
 
Vera Lúcia Apolinário, Coordenadora de Projetos Programa Topper. 
 
Secretaria Municipal envolvido:
 
O Secretário de Educação e a Coordenadora Pedagógica;
 
João Floripes, articulador da SME junto a Alpargatas, responsável em desenvolver em Guarabira os projetos que são apresentados pelo IA ao município;
 
A coordenação do Mais Educação.
 
Por Fato a Fato
3
0 Comentários